Barcelos realiza Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Barcelos realiza Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Neste dia 21 de abril de 2018 foi realizada, na Secretaria Municipal de Educação e Desporto – Semed Barcelos, a 1° Formação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Onde estiveram presentes Professores(as) Alfabetizadores(as) do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental e Pedagogos(as) das Escolas Municipais, na qual tiveram como Formadores Locais: Nilce Nara, Soraide Garcia, Ednelva Pádua, Ieda Furtado e Marcos Túlio.

Agradecimentos ao Exmo. Prefeito Édson Mendes, Secretária de Educação Rosana Cruz, Secretário de Economia e Finanças Sérgio Augusto, a equipe do Gabinete do Prefeito, Secretário de Transportes Er Santana, ao Acessor da SEMED Alexandre Reis e a toda equipe da Semed.

“A Educação é a base fundamental na formação e no desenvolvimento intelectual na vida do ser humano.”

O que é Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC,  foi implementado no início desse ano para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, com incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica do governo federal.  A iniciativa do Ministério da Educação  partiu dos dados levantados pelo Censo 2010. Ao todo, são 15,2% as crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever.

O objetivo do MEC  é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas, capazes de ler, escrever, saber interpretar textos e fazer contas.