Barcelos recebe oficina de sensibilização e planejamento turístico – AMAZONASTUR

Nos dias 02 e 03 de Agosto de 2017, na Escola Estadual São Francisco de Sales, foi realizada uma Oficina de Sensibilização e Planejamento Turístico, promovida pela Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR em parceria com a Prefeitura Municipal de Barcelos, mediante assessoriado turismólogo Vadilson Gonçalves.

Na oportunidade foram convidados a participar as Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura e Meio Ambiente e todo o Trade turístico de Barcelos: Empresários do ramo de hotelaria, bares e restaurantes, operadores de turismo, taxistas fluviais (bandeirinhas), “barraqueiros” da “Praia Grande”, taxi lotação, moto- taxistas, artesãos e instituições de ensino. Entre várias temáticas, foram abordadas, conceitos de turismo, segmentação turística, educação patrimonial, legislação turística e experiências de turismo em comunidades. De forma participativa, os presentes apresentaram as problemáticas relacionadas ao desenvolvimento da atividade turística no nosso município, bem como possíveis soluções, onde foram colocadas pelos grupos, idéias de projetos para melhorias da referida atividade.

Seguindo a programação, foram realizadas visitas técnicas, onde o Professor MSc. Francisco Everardo Girão, moderador da oficina, visitou a comunidade de Santo Antonio, no sentido de detectar as potencialidades para o turismo comunitário, visitou ainda o box de artesanato no mercado municipal, alguns de nossos prédios históricos como a capela de São Sebastião, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Bar Santa Rita e a Prefeitura Municipal, esses, grandes elementos que trazem potencialidades para o Turismo Cultural.
Gostaríamos de agradecer a diretora da Escola São Francisco de Sales, Irmã Cristina por ceder o espaço, a professora Lia Gonçalves pela disponibilidade e o apoio durante esses dias, ao Secretário Municipal de Cultura Adelson Filho, a Prefeitura Municipal de Barcelos, na pessoa do prefeito Edson Mendes, que estabeleceu a parceria com o governo do estado no sentindo captar essa oficina para o nosso município.

Essa iniciativa é de grande relevância para o nosso turismo, pois tudo que foi construído de forma participativa durante esses dias, irá gerar um relatório que servirá de subsídios para a atualização do Plano Municipal de Turismo, e para que assim possamos alavancar essa atividade, transformando todo nosso potencial num efetivo produto turístico formatado.