Prefeitura de Barcelos divulga Programa “Barcelos limpa, eu amo, eu cuido”

Prefeitura de Barcelos divulga Programa “Barcelos limpa, eu amo, eu cuido”

O Programa “Barcelos limpa, eu amo, eu cuido”, começou nesta semana, com a chegada de vários equipamentos e materiais que irão ajudar as equipes de Garis, assim como a melhorar a qualidade de vida dos moradores de Barcelos. O Programa envolverá a limpeza de calçadas e passeios públicos, limpeza de pontos de descarte irregular de lixo e a limpeza das ruas para impossibilitar que o ambiente se torne nocivo à saúde e esteja livre dos criadouros do mosquito da dengue e outras doenças, além de conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa, garantindo segurança e melhoria da qualidade de vida.

Foram entregues materiais para auxiliar os servidores envolvidos: roçadeiras, pulverizadores, ancinhos, pás, terçados, rolos de fio para roçadeira, protetor auricular, óculos de proteção, luvas pigmentadas, graxas multiuso, limas e outros.  A implantação deste programa, provocará uma visível transformação nas ruas, avenidas, praças, cemitério e lugares públicos de nossa cidade. A sensação de bem estar no ir e vir, voltará a transbordar no povo barcelense.

Hoje a Limpeza Pública de Barcelos é dividida em três equipes, num total de 50 pessoas envolvidas, dentre eles: encarregados, roçadores e nossos Garis.

A luta pelo novo tempo é incansável e não pode parar. Em 01 ano e 05 meses de gestão, estamos reconquistando o que foi tomado de nosso povo nos últimos 20 anos, que é a ESPERANÇA!

CONFIRA FOTOS:

Secretária de Saúde de Barcelos foi até Brasília em busca de melhorias para saúde do município

Patrícia Leite, secretária Municipal de Saúde de Barcelos, esteve recentemente junto com o Prefeito de Barcelos, Edson Mendes, na Capital Federal – Brasília, para buscar juntos aos mais diversos setores do Ministério da Saúde recursos e investimentos que venham de encontro a melhoria no atendimento ao cidadão barcelense, garantindo eficácia, rapidez e qualidade na prevenção, diagnóstico e recuperação das pessoas que precisam de atendimento em saúde no município.

Durante sua estada em Brasília, a secretária Patrícia, também aproveitou para aprimorar seus conhecimentos, cobrar prosseguimentos a projetos inacabados e buscar novas recursos como:  equipe ribeirinha, NASF,  nova equipe para a UBS de São Francisco, recurso para a assistência farmacêutica, recurso provisional para a equipe de saúde que presta serviços na delegacia, encaminhamentos para a nossa UBS Fluvial,  UBS de São Francisco e Moura (que estão inacabadas), solicitação de mais um médico do programa mais médicos para UBS de São Sebastião e demais demandas.

“Explorei cada setor da saúde, tirei dúvidas, busquei melhorias e resolvi problemas que precisavam de encaminhamentos. Volto feliz para Barcelos em ver de perto o progresso de nossa saúde. Fomos elogiados por nossas ações, que embora temos várias limitações com o difícil acesso muitas vezes aos nossos ribeirinhos e demais problemas, mesmo assim a saúde não para e tem se destacado”. Disse a Secretária de Saúde.

Patrícia Leite disse ainda que em breve Barcelos terá uma equipe completa para atender aos nossos ribeirinhos, um núcleo de apoio à saúde da família, uma nova equipe para São Francisco, mais um médico para UBS de São Sebastião e muito mais.

Prefeitura de Barcelos! Vivendo um novo tempo!

Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infantil em Barcelos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e prefeitura de Barcelos em parceria com o Sistema de Garantia de Direito – SGD de Barcelos,  realizam nesta sexta-feira, 18, a Caminhada alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes*. O início da passeata foi as 15h com saída em frente ao Prédio do CREAS (Em frente ao Boné do Flamengo – Bairro de Nazaré). A caminhada foi nas principais ruas da cidade, terminando no Quadra Poliesportiva Bertino Rodrigues onde foi realizada diversas atividades.

Participaram do ato membros Sistema de Garantia de Direito – SGD de Barcelos, secretarias municipais, conselhos de direito, além de crianças e adolescentes assistidas por entidades sociais. 

A Campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barcelos, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS),  Conselho Tutelar e dos gestores, professores e alunos das Escolas Municipais de Barcelos.

Histórico – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000, com base na Lei Federal 9.970/00, criada em decorrência do caso conhecido como “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O episódio, que ganhou ampla repercussão na mídia, retratou o drama da menina Araceli, de 8 anos, que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, e que nunca foram punidos. Desde então as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.

Barcelos realiza Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Barcelos realiza Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Neste dia 21 de abril de 2018 foi realizada, na Secretaria Municipal de Educação e Desporto – Semed Barcelos, a 1° Formação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Onde estiveram presentes Professores(as) Alfabetizadores(as) do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental e Pedagogos(as) das Escolas Municipais, na qual tiveram como Formadores Locais: Nilce Nara, Soraide Garcia, Ednelva Pádua, Ieda Furtado e Marcos Túlio.

Agradecimentos ao Exmo. Prefeito Édson Mendes, Secretária de Educação Rosana Cruz, Secretário de Economia e Finanças Sérgio Augusto, a equipe do Gabinete do Prefeito, Secretário de Transportes Er Santana, ao Acessor da SEMED Alexandre Reis e a toda equipe da Semed.

“A Educação é a base fundamental na formação e no desenvolvimento intelectual na vida do ser humano.”

O que é Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC,  foi implementado no início desse ano para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, com incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica do governo federal.  A iniciativa do Ministério da Educação  partiu dos dados levantados pelo Censo 2010. Ao todo, são 15,2% as crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever.

O objetivo do MEC  é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas, capazes de ler, escrever, saber interpretar textos e fazer contas.

Secretária de Saúde participa de reunião da CIB em Manaus

Secretária de Saúde participa de reunião da CIB em Manaus

A secretária Municipal de Saúde de Barcelos, Patrícia Leite,  participou nesta tarde de segunda-feira da reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), onde pôde participar desse dia histórico na saúde do Amazonas, que foi o  anúncio do aumento  em 92,9% dos recursos para saúde de Média e Alta Complexidade no interior.

O aumento foi anunciado pelo secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, durante a Reunião Extraordinária da Comissão Interventora Bipartite (CIB), realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques. Participaram do evento secretários de saúde dos 61 municípios. Na ocasião, a CIB também aprovou a repactuação proposta pelo Governo, que muda a forma de repasses, por meio da assinatura de um Termo de Compromisso de Gestão (TCG), além de fazer uma nova redistribuição dos recursos do Estado, entre os municípios.

“O Secretário de Saúde do Estado do Amazonas, Francisco Deodato falou da importância da pactuação financeira para os municípios do interior do estado do Amazonas e o seu compromisso em continuar nos ajudando. Barcelos como todos os outros municípios do estado tem sofrido com a falta de recursos, onde o nosso Prefeito Edson Mendes tem feito de tudo para o nosso hospital continuar funcionando e não deixando a nossa população sem assistência”. Disse a Secretária de Saúde Patrícia Leite.

Prefeitura de Manaus doa mais de seis mil lâmpadas para municípios do interior

Dando exemplo de parceria e solidariedade, a Prefeitura de Manaus doou, nesta terça-feira, 3/4, mais de seis mil lâmpadas de vapor metálico ou de sódio, retiradas das ruas de Manaus que já receberam iluminação em LED. Os termos de doação beneficiam os 61 municípios do interior do Amazonas, com 100 lâmpadas para cada município, e vai ajudar na iluminação pública e na segurança das sedes e comunidades.

O acordo para doação aconteceu ainda em setembro de 2017 entre o prefeito Arthur Virgílio Neto, a Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e vários prefeitos do interior do Estado interessados na parceria, atendendo reivindicação dos próprios prefeitos. A entrega foi realizada por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais e Abastecimento de Energia (UGPM Energia), vinculada à Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

“Cem lâmpadas para cada município é um princípio geral, mas na realidade nós temos mais lâmpadas para distribuir. Os municípios estão às escuras e não podem ficar assim”, afirmou o prefeito, anunciando que a Prefeitura de Manaus está estudando uma Parceria Público-Privada (PPP) para substituir toda a iluminação da cidade por iluminação de LED, dotadas de gravadores de imagens e áudio e, de imediato, 60% da iluminação tradicional, ainda restante na cidade, será disponibilizada para os municípios do interior.

“E, posteriormente, faremos a distribuição das LED que serão substituídas pelo novo modelo”, afirmou o prefeito, informando, ainda, que a empresa a receber a concessão onerosa fará a substituição de 100% da iluminação pública da cidade.

As luminárias doadas são resultado de uma triagem das lâmpadas retiradas nos últimos anos e em bom estado de conservação. “Elas foram selecionadas, acondicionadas e guardadas para ser cedidas aos municípios do Amazonas que não têm capacidade de arrecadação de recurso de Cosip, como Manaus tem”, reforçou o coordenador da UGMP Energia, Rafael Assayag.

“A doação foi um acordo do prefeito Arthur Virgílio atendendo o clamor dos prefeitos por conta da necessidade de iluminação na maioria deles”, afirmou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

BARCELOS

Por determinação do Prefeito Edson Mendes, o Representante do Município de Barcelos, Ronivon Cardoso, esteve presente na Cerimônia de assinatura de Entrega de Luminárias, onde Barcelos foi contemplado com mais de uma centena de luminárias e hastes, doadas pela Prefeitura de Manaus, na pessoa do Prefeito Artur Virgílio.

“Essas luminárias serão instaladas nas áreas rurais do  município, além disso, o processo licitatório da empresa que instalará as iluminações leds na área urbana, segue avançando e logo também estarão em execução em nossa Cidade Menina. As luminárias doadas, graças a articulação deste Prefeito, devem embarcar para Barcelos nesta sexta-feira (06.04.18)”. Disse o Prefeito de Barcelos Edson Mendes.

Entrega de medicamentos em Barcelos

Prefeitura de Barcelos realiza ação de abastecimento de remédios na rede pública

A Prefeitura de Barcelos entregou nesta semana medicamentos para atender a população nos próximos três meses. Centenas de caixas de remédios que servirão para toda a Atenção Básica de nosso município (Postos de Saúde).

Destacando o compromisso do Prefeito Edson Mendes e de toda a sua Equipe, em cuidar de nossos munícipes. Um grande exemplo (foto abaixo) são profissionais como, médicos, dentistas e enfermeiras, visitando casa a casa, uma vez por semana em seus respectivos bairros de atendimento.

“Quero aqui expressar minha felicidade em fazer parte desta gestão. Nosso Prefeito Edson Mendes tem um verdadeiro compromisso com o povo de Barcelos. Ele tem procurado suprir todas as necessidades deste povo. Agradeço a toda minha equipe da saúde e demais secretarias, assim também como o hospital de Barcelos, DSEI Rio Negro e DSEI Yanomami. Todos nós estamos juntos ajudando ao nosso Prefeito a cuidar da saúde da nossa gente”. Disse Patrícia Leite, Secretária Municipal de Saúde.

 

PAGAMENTO DOS SERVIDORES
E para finalizar, o prefeito Edson Mendes determinou o adiantamento do pagamento dos servidores efetivos do municipais que seria para segunda-feira (26.03.18), e já está depositado neste sábado (24.03.18).

Barcelos participa do Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica em Manaus

Profissionais de Barcelos estão participando do Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica, evento do Ministério da Saúde (MS) promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Representantes dos 62 municípios do interior do estado foram convidados para discutir, na terça e quarta-feira (13 e 14/03), estratégias com o objetivo de identificar e solucionar os principais desafios da rede de atenção.

Representando Barcelos está a Secretária Municipal de Saúde Patrícia Leite e a Coordenadora de Atenção Básica enfermeira Glete Chagas, que estão em Manaus para o evento com  o suporte do Prefeito de Barcelos Edson Mendes.

Certificação do Bolsa Família – Durante o evento,  foi entregue o certificado ao município de Barcelos pelo cumprimento das metas do programa Bolsa Família, do Governo Federal. A Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Leite, recebeu das mãos do presidente do Conselho Municipal de Saúde (Cosemes-AM), Januário Neto o certificado dessa importante meta cumprida pelo município.

De acordo com o diretor do Departamento de  Atenção Básica e Ações Estratégicas  da Susam, Jani Kenta, é papel dos estados coordenar os municípios e acompanhar o cumprimento das metas e condicionalidades do Bolsa Família, que é um programa nacional. Além da Susam, esse acompanhamento é feito pelas secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Assistência Social (Seas). “Na área da saúde, são avaliados critérios como assistência às gestantes no pré-natal, desenvolvimento das crianças e cobertura de vacinação”, informou Jani Kenta.

CONFIRA AS IMAGENS:

PROGRAMAÇÃO

13/03
08h00 às 09h00: Credenciamento
09h00 às 10h30: Mesa de abertura com as autoridades locais e Ministério da Saúde
10h30 às 12h00: Conferência Magna – A Política Nacional de Atenção Básica e o panorama da Atenção Básica no Amazonas
12h00 às 13h30: Almoço
13h30 às 15h30: Mesa Redonda – Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica
15h30 às 15h45: Intervalo
15h45 às 18h00: Debate

14/03
08h00 às 09h00: O Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade para fortalecimento da Atenção Básica
09h00 às 09h30: Debate
09h30 às 10h30: Estratégia e-SUS no território e o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde – PIUBS
10h30 às 11h00: Debate
11h00 às 12h00: Infraestrutura e ambiência das Unidades Básicas de Saúde: o Programa Requalifica UBS e estratégias correlatas
12h00 às 12h30: Debate
12h30 às 14h00: Almoço
14h00 às 18h00: Oficinas temáticas – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB;  Processos de Trabalho na AB;  Saúde Bucal
14h às 18h – Roda de Conversa

Barcelos participa de Capacitação na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) 1

Profissionais de Barcelos participam de Capacitação na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM)

Profissionais de saúde do Município de Barcelos estão recebendo capacitação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), de 05 a 09 de março.  O Curso de Atualização em Sala de Vacina e Rede Frios e Capacitação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização SI-PNI, tem o objetivo capacitar os participantes, enfermeiros e coordenadores de imunização dos municípios do interior à manter as equipes atualizadas em relação aos protocolos preconizados para a administração da vacina.

Barcelos participa de Capacitação na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) 1

Participando do Curso a enfermeira Glete da Silva Chagas e o Técnico em Enfermagem  Raimon Pantoja de Deus, enviados a Manaus com todo o apoio do Prefeito de Barcelos Edson Mendes, para promover  saúde  humanizada  e de qualidade a população barcelense.

“Os imunobiológicos são materiais extremamente delicados e que precisam seguir procedimentos rigorosos para que mantenha eficácia do produto.” Salientou a Gerente de Imunização da FVS, Izabel Nascimento.

Os temas abordados são Vacinação Segura, Controle de Temperatura de Caixas Térmicas para o transporte e atividades de rotina, Eventos Adversos Pós-Vacinação, Serviço do Centro de referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização SI-PNI, entre outros.

Cetam abre Processo Seletivo com 80 vagas para cursos técnicos em Barcelos

Os interessados poderão se inscrever ainda neste mês para 80 vagas de cursos técnicos de nível médio, as vagas estão divididas entre  cursos Técnico em Design de Móveis e Técnico em Vigilância em Saúde.  A oportunidade está sendo oferecida pelo Governo do Estado do Amazonas, por intermédio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM em parceria com a Prefeitura de Barcelos.

Somente poderão participar desta seleção candidatos que tenham concluído o Ensino Médio. É vedada a participação de candidatos que estejam cursando outros Cursos Técnicos ou Especializações Técnicas de Nível Médio do CETAM.

Inscrições 

As inscrições para o Processo Seletivo acontecerão exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br, no período entre 0 (zero) hora de 29 de março de 2018 às 16 horas do dia 9 de abril de 2018, observado o horário oficial de Manaus.

Ao realizar a inscrição online o candidato deverá preencher o formulário, transferir os dados via internet, imprimir a Guia de Recolhimento, para o pagamento de inscrição no valor de R$ 30.

Confira o EDITAL aqui: