Prefeitura de Barcelos lança Edital do Processo Seletivo para Guarda Municipal

O Município de Barcelos, Estado do Amazonas, por intermédio do Gabinete do Prefeito, na forma prevista no Artigo 37, IX da Constituição Federal tornam pública a realização de Processo Seletivo Simplificado com 40 vagas para formação de cadastro reserva, até que seja realizado Concurso Público, com vista à contratação temporária de profissionais para atendimento às necessidades de excepcional interesse público com lotação na Secretaria Municipal de Segurança Institucional, que se regerá pelas Lei Municipal nº 559/2018.

BAIXE O EDITAL AQUI

Prefeito Edson Mendes participa do programa “Agora” da TV EM TEMPO e fala sobre o XXIV FESPOB

 

O Programa de TV Agora da TV EM TEMPO afiliada do SBT, apresentado pelo canal 10 na TV Aberta, comandado pela comunicadora Marcia Lasmar, recebeu nesta manhã de segunda-feira (15/01) as 11h30 o prefeito de Barcelos, Edson Mendes, que aceitou o convite para divulgar o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos que acontecerá de 25 a 28 de Janeiro e convidar a todos para conhecer nossa cultura e nossas belezas naturais.

Confira o vídeo:

Confira as fotos dos bastidores:

Prefeito de Barcelos, Edson Mendes, anuncia Processo Seletivo e Concurso em Barcelos

Em sua primeira visita a Rádio Rio Negro do ano de 2018, num papo descontraído com o radialista Dênis Magno o Prefeito de Barcelos, Edson Mendes anuncia os seguintes itens:

Processo seletivo para Guarda Municipal;
Concurso Público para Professor.

Disse que acontecerá ainda neste semestre. Fiquem de olho na Página Oficial do Prefeito e  no Barcelos na NET e ouvindo a Rádio Rio Negro, que logo estaremos divulgando o edital.

O prefeito comunicou ainda que no dia 10 de Janeiro, já estará lançando o CALENDÁRIO DE PAGAMENTO 2018.

ENTREVISTA: Prefeito de Barcelos fala a TV Em Tempo sobre o 1º ano de mandato

Uma conversa franca, clara e objetiva, assim foi a entrevista do chefe do Executivo municipal de Barcelos, Edson Mendes em entrevista à TV Em Tempo, filiada ao Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. A entrevista com o prefeito de Barcelos foi a convite da emissora, como umas administrações municipais que se destacaram neste ano de 2017 no Amazonas,  que ocorreu nesta tarde de sexta-feira (15), onde Edson Mendes falou sobre o resumo do trabalho feito a frente da Prefeitura de Barcelos no seu primeiro ano.

Colocar a casa em ordem. Esta foi a missão durante esse primeiro ano de administração . O prefeito disse que a falta de estrutura, de rotinas administrativas eficientes, e de recursos para execução de serviços essenciais à manutenção da cidade, tem consumido da atual administração muito tempo e energia desde o início do seu mandato, foi as primeiras dificuldades do prefeito eleito Edson Mendes frente da prefeitura de Barcelos.  O prefeito informou que teve muito esforço pessoal e da esquipe e que nesse período, a busca de parcerias com os governos Estadual e Federal já está trazendo resultados positivos.

Disse ainda,  que, essa entrevista em uma das mais renomadas emissora de televisão brasileira com filial em Manaus, foi mais mais uma oportunidade de prestação de contas à população barcelense. De poder falar sobre tudo que o Governo Municipal de Barcelos vem fazendo durante esse trabalhoso ano a frente da prefeitura.

Depois da entrevista o Prefeito de Barcelos, Edson Mendes foi convidado pelo diretor da TV Em tempo dr Abdul Rasac para conhecer as estruturas da TV em TEMPO.

A entrevista vai ao ar nesta próxima segunda-feira (18) no Programa “‘Agora” na Tv em tempo – SBT Manaus canal 10.  Não percam!

CONFIRA AS FOTOS:

Nota Informativa sobre o Caso de Raiva Humana confirmado na Comunidade Tapira no Rio UNINI

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Barcelos/AM informa que no último sábado (18/11) enviou equipe de saúde composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, vacinadores e profissionais de zoonoses, para as comunidades do Rio UNINI a fim de realizar atividades de assistência à saúde, ações educativas e de controle de zoonoses.

Estas atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com a equipe de vigilância ambiental da FVS/AM, Secretaria de Saúde de Novo Airão e Reserva Extrativista (Resex) do Rio UNINI.
Destacamos que a equipe da Secretaria de Saúde de Barcelos vem realizando atendimento individual a todos os moradores das comunidades do Rio UNINI, vacinação de cães e gatos e também sorovacinação profilática para raiva humana em todas as pessoas agredidas por animais.

Salientamos que estas ações de controle e prevenção da raiva humana são mantidas ao longo do ano, inclusive em fevereiro de 2017 a equipe de zoonoses da SEMSA/Barcelos realizou uma viagem as comunidades do Rio UNINI ofertando vacinação para cães e gatos e atividades de educação em saúde demonstrando aos comunitários a importância de manter os animais domésticos vacinados e nesta mesma oportunidade foi realizado também captura de morcegos.

É essencial que todos os moradores destas localidades onde há a presença de morcegos (hematófagos ou não) utilizem medidas de prevenção, tais como vacinação de todos os cães e gatos, o uso de Mosquiteiros e repelentes e também a telagem das casas.
Ressaltamos que não existe vacina preventiva para Raiva Humana, a SEMSA/Barcelos está aplicando sorovacinação profilática apenas nas pessoas que foram agredidas por morcegos.
Foi disponibilizado para o município até o momento 750 doses de soroterápicos, sendo 250 de humana, 250 vacina anti-rábica canina e 250 soro anti-rábico e novas remessas estão sendo enviadas ao município conforme a necessidade.

Ainda foi solicitado a FVS/AM a disponibilização de 1100 mosquiteiros impregnados de longa duração (MILDs) para ser implantado em todas as residências do Rio UNINI.  A Prefeitura Municipal de Barcelos e a Secretaria de Saúde não estão medindo esforços para garantir a realização de todas as ações necessárias ao cuidado e proteção dos munícipes do Rio UNINI.

Prefeito de Barcelos reuni com o Governador Amazonino Mendes em busca de melhorias para o município

Em busca de melhorias para o município, o Prefeito Edson Mendes esteve com o Governador Amazonino Mendes na manhã desta terça-feira(14/110), em uma proveitosa reunião com nosso Governador do estado. Na pauta, além de fortalecer a parceria do município com o governo estadual, estava a construção da Escola Padrão na Vila de Moura e do Centro de Educação de Tempo Integral, na sede do município.

O Governador também definiu que ajudará na realização do  XXIV Festival do Peixe Ornamental de Barcelos que será realizado  na última semana de janeiro de 2018.  E para finalizar, garantiu recursos para construção de nossa sonhada orla da cidade.

Ações concretas e reais para a nossa gente. Boas notícias estão por vir para Barcelos! Estamos vivendo um Novo Tempo!

Eirunepé e Barcelos, primeiro e terceiro lugar do prêmio “Campeões contra a Malária”

O Estado do Amazonas conquistou o primeiro e o terceiro lugares do prêmio “Campeões contra a Malária nas Américas”, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS). Os projetos, realizados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com os municípios de Eirunepé, primeiro colocado e Barcelos, em terceiro, representaram o Brasil na final da premiação, realizada na última sexta-feira (03/11), na sede da OPAS/OMS, em Washington (EUA).


Foram escolhidos os três melhores trabalhos de vigilância e acesso ao diagnóstico universal como forma de combate à malária nas Américas. O projeto campeão, realizado em Eirunepé, reduziu em 92% os casos de malária no período de 2015/2016 com a adesão dos agentes de saúde para o diagnóstico precoce. O de Barcelos, realizado na comunidade do Parque Nacional do Jaú, conseguiu 100% de adesão da população na implantação de mosquiteiros não impregnados para o uso diário, resultando na redução de 100% do número de casos da doença no ano de 2015/2016 .

O segundo lugar foi para o projeto do Haiti, chamado “Plano Binacional para eliminação da Malária da Ilha Espanhola”.

Para o gerente de Doenças Transmitidas por Vetores-Malária da FVS, Elder Figueira, a premiação, sem fins lucrativos, reconheceu os trabalhos dos municípios que investiram na melhoria do serviço no combate à malária. “É emocionante conquistar de uma vez para o Amazonas dois prêmios concedidos pela OPAS, essa conquista é de todos os guerreiros e guerreiras que, apesar da imensa dificuldade geográfica de promover saúde na Amazônia, todos os dias quebram barreiras e limites e conseguem a melhoria dos serviços”, disse Elder, durante cerimônia realizada em Washington.

Prêmio – O Concurso “Campeões contra a Malária nas Américas” tem o objetivo de reconhecer as iniciativas locais e nacionais de combate à malária e que demonstrem a vigilância e o acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento como forma essencial para a eliminação e prevenção da doença. Nesta edição de 2017, a iniciativa buscou identificar e homenagear esforços inovadores que provaram ser bem-sucedidos na prevenção, controle, eliminação da malária ou impedimento de sua reintrodução.

Os vencedores do prêmio irão participar de três capacitações da OPAS para prevenção, controle e eliminação da malária; além de receberem apoio financeiro de 2,5 mil dólares para fortalecer a capacitação relacionada à doença. Os ganhadores também receberam a placa comemorativa e a oportunidade de divulgar o trabalho em plataformas de comunicação da OPAS.

 

Prefeitura divulga Edital para criação da Logomarca do XXIV Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

Prefeitura divulga Edital para criação da Logomarca do XXIV Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

Com o objetivo de fortalecer a identidade visual e simbólica do XXIV Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, a Prefeitura Municipal de Barcelos, mediante a Secretaria Municipal de Cultura, torna público o presente edital com inscrições abertas para o concurso. Tal seleção visa à escolha da melhor proposta de uma logomarca que seja inspirada e represente as características da nossa festa maior,  a fim de ser utilizada como divulgação do FESPOB em materiais digitais,  impressos ou outro  recurso audiovisual.

Poderão participar do concurso, pessoas que, comprovadamente sejam naturais do município de Barcelos, independente de não estarem residindo no município.  Os interessados terão que obter a Ficha de Inscrição, a autorização dos pais ou responsáveis legais, o Termo de Cessão dos Direitos Autorais, bem como o Edital, que estão disponíveis no Portal Barcelos na NET (https://barcelosnanet.com), e no Centro de Atendimento ao Turista- CAT;

A votação das propostas dar-se-á por um dos dois seguintes métodos:  Voto pela internet: As imagens estarão disponíveis no site https://barcelosnanet.com. Voto impresso: A urna de votação ficará localizada no Centro de Atendimento ao Turista – CAT, bem como a exposição das imagens a serem julgadas, sendo o horário de eleição o do funcionamento do referido setor. O resultado final do Concurso será publicado, na integra, no site (https://barcelosnanet.com) e disponibilizado no mural do Centro De Atendimento ao Turista em Barcelos.

Depois de publicado o resultado e transcorridos todos os prazos determinados no Edital, serão iniciados os procedimentos necessários para conferir uma medalha de menção honrosa e o PRÊMIO DE R$ 1.000,00 (mil reais) ao autor do projeto vencedor.  Os prêmios serão entregues em cerimônia organizado pela Prefeitura Municipal de Barcelos, mediante a Secretaria Municipal de Cultura.

BAIXE AQUI O EDITAL: Edital e Ficha de Inscrição  


CONFIRA O CALENDÁRIO

31/10 /2017- Abertura das inscrições e entrega das propostas.
14/11/ 2017-Encerramento das inscrições e entrega pessoal das propostas.
15/11/2017- Inicio da fase de validação das propostas;
19/11/ 2017- Ténnino da fase de validação das propostas
20/11/2017- Inicio da votação das propostas;
30/11 de 2017- Término da votação das propostas;
01/12 /2017- Previsão da divulgação do resultado.

Prefeitura de Barcelos e o empresário Lauro Rocha firmam parceria para fortalecer o FESPOB 2018.

Em reunião na tarde desta terça-feira, 24/10, o Prefeito de Barcelos Edson Mendes, o Representante do Município Ronnie Cardoso, o Presidentes do Acará-Disco Ricardo Maia, o Presidente do Cardinal Marcelos Gonçalves e o empresário Lauro Rocha, firmaram parceria para o nosso Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018, que contribui e reforça o objetivo do evento, que é valorizar e divulgar a cultura e os produtos regionais, incluindo o turismo, por sua potencialidade como fonte de renda para as famílias barcelenses.

Lauro Rocha é proprietário do Santana Rio Negro Lodge, um hotel de selva localizado na margem direita do Rio Negro (AM) no município de Barcelos, entre as comunidades Baturité e Camaru. Empresário renomado na região da Amazônia, Lauro Rocha adquiriu o hotel em 2012 e renovou o local e o antedimento neste estabelecimento cravado no coração da floresta Amazônica, o Rio Negro Lodge, que antes era privilégio apenas de estrangeiros, tem suas portas abertas aos turistas de todo Brasil.

Prefeitura inaugura Sala do Empreendedor em Barcelos (AM)

Empresários e potenciais empreendedores da cidade de Barcelos (AM), contam agora com um espaço adequado para receberem orientações e até mesmo legalizarem seus negócios com menos burocracia. A Prefeitura de Barcelos em parceria com o Sebrae inaugurou na manhã desta sexta-feira (20), a Sala do Empreendedor, que conta com o apoio da unidade regional do Sebrae na pessoa do Sr.Frank Rodrigues.

O objetivo de formalizar, orientar e capacitar quem já é empresário e quem pretende se formalizar sobre questões voltadas à educação financeira, abertura de empresa, emissão de certidões negativas da empresa, emissão de notas fiscais de serviços e produtos, tudo para o crescimento de seus negócios, entre outras oportunidades.

O prefeito Barcelos, Edson Mendes esteve na inauguração e garantiu continuar incentivando os pequenos empresários da cidade que, a partir desse espaço do empreendedor, passam a ter mais facilidade para adquirir o registro das suas empresas, gerando assim mais empregos e oportunidades para o município de Barcelos.