Prefeitura de Barcelos paga o abono salarial dos professores do município

A Prefeitura Municipal de Barcelos pagou do total de recursos do Fundeb, os 60%  aos professores de Barcelos (distante 401 km de Manaus), valor que deve ser destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico) em EFETIVO EXERCÍCIO na educação básica pública (regular, especial, indígena, supletivo), e a parcela restante (de no máximo 40%), será aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.

O pagamento  foi efetuado neste sábado(14) véspera do Dia dos Professores, o que demonstra o comprometimento e o respeito da gestão atual com a categoria. O prefeito do município Edson Mendes  já havia anunciado o pagamento do benefício num Café da Manhã realizado pela Prefeitura de Barcelos à todos os Professores Municipais no dia 12 de outubro.

Cada Professor da Rede Municipal recebeu por cadeira o valor de R$ 1.872,00, ou seja, quem tiver duas cadeiras, recebeu o valor multiplicado por 2.

De acordo com a lei nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundeb, pelo menos 60% dos recursos do fundo sejam destinados ao pagamento de profissionais do magistério que estão em atividade dentro da escola. Os 40% restante devem ser aplicados nas demais ações de manutenção e desenvolvimento do ensino, e quando ocorre ‘sobra de recursos’ não aplicados dentro do percentual estimado de 60%, o valor restante deve ser rateado com os professores em exercício.