Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – FESPOB, 26, 27 e 28 de janeiro

O Município de Barcelos realiza uma grande festa cultural no ultimo final de semana de janeiro, o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – FESPOB, que está na sua 23ª edição. Criado em 01 de julho de 1994 e instituído pela Prefeitura Municipal de Barcelos através do Decreto 005/94, de autoria do Prefeito Valdeci Raposo e Silva, tornou-se o maior evento do povo barcelense. Com o objetivo de divulgar a cultura e os produtos regionais, principalmente o peixe ornamental, por sua potencialidade como fonte de renda para as famílias barcelenses.

O duelo envolve música, arte cabocla e indígena, atraindo centenas de visitantes, apresenta uma programação musical e dançante na quinta-feira a “Festa do visitante”, na sexta-feira e sábado o palco do espetáculo é no Piabódromo.

Acará-Disco e Cardinal são os dois grupos estrelas da festa que já encanta o amazonas e se tornara um evento de grande expressão cultural. Hoje o município de Barcelos é conhecido mundialmente como a “A Cidade do Peixe Ornamental” ou carinhosamente chamada de “Cidade Menina” apelidada por Jorginho do Peixe.

Saiba mais sobre Festival do Peixe Ornamental: AQUI


Aniversário da Cidade de Barcelos, 06 de maio

Barcelos TERRA ABENÇOADA! Terra de Ajuricaba, Tenreiro Aranha e Fabio Lucena, Barcelos primeira capital do Amazonas, onde viveram grandes personalidades do nosso Estado, que ficaram na historia como Lobo D’almada e Mello Povoas. Barcelos berço histórico do Amazonas, localizada a 396 km de Manaus, é uma cidade cercada de águas, de modo que sua atividade turística destaca-se pelo ecoturismo e pela pesca desportiva.

Você olha para o céu e vê a maior queda d’água do Brasil, a cachoeira do El Dourado. Você olha para o chão e vê a caverna mais profunda do Brasil, o abismo Guy Collet. Tudo parece ser imenso, Arquipélago Fluvial Mariuá o maior do Mundo, o segundo maior município do Brasil em extensão territorial. Entre céu e terra, nas praias às margens do Rio Negro, a capital do peixe ornamental e a maior concentração dos Maiores tucunarés de toda a Amazônia.
Saiba mais sobre Barcelos: AQUI


Festejo de Santa Rita de Cássia de Moura, 13 de maio

Vila de Moura AM -Prefeitura de BarcelosNa vila de  Moura, pertencente ao Município de Barcelos, é realizado o festejo de Santa Rita de Cássia, um evento religioso que reúne algumas comunidades adjacentes e de Roraima, havendo torneios de futebol, baile dançante e a procissão que ocorre sempre no dia 25 de maio.

A Vila de Moura está localizada a margem direita do Rio Negro, é uma comunidade pertencente ao município de Barcelos. Teve sua origem como aldeia indígena do Camará, mas tarde seria Caboquena, também foi conhecida por Lugar de Moreira e finalmente em 1758, foi erigida com o nome definitivo de “Lugar de Moura” pelo Ilmo. e Exmo. Sr. Francisco Xavier  de Mendonça Furtado.

Saiba mais sobre a Vila de Moura: AQUI


Arraial do Mamédio, 22 de junho

Arraial do Sr. Mamédio- Prefeitura de BarcelosNo mês de junho, Barcelos fica ainda mais colorida e divertida. A cidade exibe suas tradições em arraiais realizadas com muito capricho pelas comunidades rurais e na sede da município, não escondem orgulho de serem caboclos e por todas as coisas simples do interior que permanecem vivas, encantando moradores e visitantes.

Uma das festas juninas mais tradicionais da Cidade Menina é o do Sr. Mamédio que este acontece nos dias 22 à 25 de Junho no Bairro do Marará, onde no período da festa há muitas danças, rezas, comidas típicas, brincadeiras ao redor da fogueira, acontece torneios de futebol na modalidade masculino e feminino.

Saiba mais sobre o Arraial Comunitário: AQUI


Festejo de Santo Alberto de Carvoeiro, 28 de julho

Festa de Santo Alberto em Carvoeiro - Prefeitura de BarcelosA Vila de Carvoeiro, situada à margem do Rio Negro, demonstra fé e religiosidade na sua cultura, tendo como seu simbolo o Santuário de Santo Alberto, padroeiro dos navegantes. Nessa comunidade moram menos de 300 pessoas, mas essa quantidade aumenta nos dias 28 de julho a 7 de agosto, onde a festa atrai turistas de outros estados e localidades vizinhas em comemoração a seu Padroeiro.

Viajantes ao passa por Carvoeiro, param e fazem uma oração aos pés do primeiro santo carmelita canonizado. A devoção a Santo Alberto foi introduzida pelos missionários carmelitas no século XVIII. O último carmelita a morar em Carvoeiro foi Frei José dos Santos Inocentes de 1832 a 1852.

Saiba mais sobre o Festejo em Carvoeiro: AQUI


Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, 29 de novembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição - Prefeitura de BarcelosBarcelos (401 km de Manaus) festeja Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. O dia 8 de dezembro é feriado no Amazonas e em mais 170 cidades. Missas e procissão fazem parte da programação dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz de Barcelos, localizada no centro da cidade. A santa também é considerada pelos católicos como a padroeira do Amazonas.

Em Barcelos, as festividades em honra à Nossa Senhora da Conceição iniciam dia 29 de novembro com a Levantação do MASTRO e logo depois o novenário voltado à santa e o grandioso Arraial que é realizado todos os anos em Barcelos.

Saiba mais sobre a festa da Padroeira: AQUI


Reveillon da Praia Grande

Reveillon na Praia Grande -Prefeitura de BarcelosO tradicional Réveillon na Praia Grande, uma realização da Prefeitura de Barcelos com apoio das Associações dos Taxistas fluviais e dos “Barraqueiros”. A população, visitantes e turistas brindam a chegada do novo ano com muita alegria, festa e boas vibrações.

As bandas locais, apresentaram um belíssimo show animando os presentes tocando clássicos da música nacional e internacional. Outro destaque são os barraqueiros, que preparam um cardápio variado de comidas e bebidas e um ótimo serviço de atendimento. E claro, não pode faltar a tradicional queima de fogos, que colore o céu e espalha brilho e beleza por todo o Rio Negro em frente a Cidade Menina.

Saiba mais sobre o Reveillon na Praia Grande: AQUI

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.