
Barcelos mostra ao Amazonas o Bailado do Peixe Ornamental na Feira de Turismo e Gastronomia
No período de 22 a 25 de junho, Manaus está sendo palco do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas. O evento acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (Avenida Constantino Nery, ao lado da Arena da Amazônia). São quatro dias, com entrada gratuita. Os amazonenses ainda terão até este domingo (25) a oportunidade de conhecer a potencialidade dos 14 municípios turísticos do Estado participantes, entre eles Barcelos.
Amazonastur – Empresa Estadual de Turismo do Amazonas é a realizadora do evento que foi dividiu o Festival em três plataformas: Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios e Programação Cultural.
O município de Barcelos situado há 401 km de Manaus, participou deste importante evento e mostrou todo o seu potencial de desenvolvimento turístico e cultural nestes 4 dias de evento. Com os esforço do Prefeito Edson Mendes e a Secretaria de Cultura e Turismo de Barcelos nas pessoas de Julia Soutello, Adelson Filho, Guinho Martins e Vadilson Gonçalves que levaram a oportunidade de mostrar ao amazonas e ao mundo nossos recursos e atividades que atuam diretamente no trade turístico e cultural, aproveitando para apresentar nossos produtos aos convidados presentes e dando a chance de outros municípios do Amazonas e da capital conhecer um pouco de nossa Barcelos.
O turismólogo Vadilson Gonçalves, que atua na Prefeitura de Barcelos, destaca a participação do município no evento e diz que o Festival é um espaço para potencializar o turismo de pesca esportiva e eco turismo. “Colocando todos os segmentos de turismo nós temos muitos potenciais. O turismo cultural com o festival do peixe como um produto já formatado, na questão ecológica nós temos o potencial de turismo de aventura com a maior queda de água do Brasil na Serra do Aracá e o turismo de sol e as praias mais lindas do Amazonas em que contemplamos o maior arquipélago fluvial do mundo com mais de 1.400 ilhas, o maior orquidário e uma biodiversidade enorme. Com isso Barcelos tem produtos formatados e mais de cinco potenciais a serem explorados”, destacou.
Outro destaque do Festival foi o Stand 2 de Barcelos onde estava em exposição o Artesanato barcelenses, onde a artesã barcelense Alva Rosa e equipe mostraram aos presentes todo o talento já reconhecido internacionalmente. São peças de diferentes tipos, como fibras, palhas tecidos, piaçava, madeira e sementes regionais, entre utilitários e decorativas, elas trazem elementos da cultura regional que imprimem particularidade e originalidade a cada peça.
O Bailado do Peixe Ornamental de Barcelos
Um dos momentos mais esperados do terceiro dia do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas foi a apresentação do Bailado dos Peixes Ornamentais, com o objetivo de divulgar a cultura barcelense e a nossa festa maior que é o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, uma das maiores expressões culturais do Amazonas.
A apresentação deu-se com horas de atraso, mas valeu a pena para aqueles que puderam esperar. Com muita desenvoltura os brincantes de Acará-Disco e Cardinal deram início as apresentação que levaram o publico presente ao delírio. Um verdadeiro espetáculo de graciosidade e sincronia dos bailarinos dos peixes Cardinal e Acará-Disco, com destaque a bela índia Julia Carioca.