Caminhada em Barcelos SEMAS (2) (Copy)

Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infantil em Barcelos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e prefeitura de Barcelos em parceria com o Sistema de Garantia de Direito – SGD de Barcelos,  realizam nesta sexta-feira, 18, a Caminhada alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes*. O início da passeata foi as 15h com saída em frente ao Prédio do CREAS (Em frente ao Boné do Flamengo – Bairro de Nazaré). A caminhada foi nas principais ruas da cidade, terminando no Quadra Poliesportiva Bertino Rodrigues onde foi realizada diversas atividades.

Participaram do ato membros Sistema de Garantia de Direito – SGD de Barcelos, secretarias municipais, conselhos de direito, além de crianças e adolescentes assistidas por entidades sociais. 

A Campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barcelos, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS),  Conselho Tutelar e dos gestores, professores e alunos das Escolas Municipais de Barcelos.

Histórico – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000, com base na Lei Federal 9.970/00, criada em decorrência do caso conhecido como “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O episódio, que ganhou ampla repercussão na mídia, retratou o drama da menina Araceli, de 8 anos, que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, e que nunca foram punidos. Desde então as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.