Covid-19: Prefeitura adquire mais Mil testes testes rápidos (IgG e IgM)

Covid-19: Prefeitura adquire mais Mil testes rápidos (IgG e IgM)

A  Prefeitura Municipal de Barcelos, adquiriu mais um lote com Mil testes rápidos para o novo coronavírus (COVID-19), baseados em imunoglobulinas (IgG e IgM). Os testes rápidos, que até esta semana, eram centralizado no Hospital de Campanha, Hospital Geral e no atendimento em casa em casa, e que tinha como prioridade os considerados Grupo de Risco e os profissionais de linha de frente e pessoas sintomáticas, a partir dos próximos dias, seguindo uma determinação do Prefeito de Barcelos, serão utilizados em nova estratégia que foi articulada  com a Secretaria de Saúde e outras Secretarias de apoio, para a descentralização e ampliação da testagem na população, incluindo a intensificação na Zona Rural.

A medida, de acordo com o prefeito, é mais uma estratégia do Município para  auxiliar à população também da Zona Rural no diagnóstico da doença.  “A partir da ampliação da oferta de testes rápidos, nós  estamos cuidando ainda mais da população, reforçando na Zona Urbana e estendo ainda mais o serviço para nossas Comunidades, onde o vírus já chegou. Com o diagnóstico rápido é possível  realizar um melhor monitorando dos casos e  fazer os devidos encaminhamentos em tempo hábil para o tratamento da doença“, avaliou o prefeito.

A Secretaria de Saúde informa que, os testes já foram realizados em algumas na Comunidades do Rio Negro, Rio Quiuni e Rio Aracá, durante está semana o atendimento continuará no restante do Rio Negro, Rio Padaurí e Rio Unini,  a meta é realizar os testes em todas as comunidades, um dos serviços que será levado aos ribeirinhos pelo UBS Fluvial Arnoldo Ferreira e Equipe Ribeirinha de Saúde.

Mais informações:

Como funciona o teste rápido para detectar coronavírus?
Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está – teoricamente – protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno.

Quando fazer o teste rápido
Deve ser feito apenas entre sete e dez dias após o início dos sintomas

Em quanto tempo o teste rápido fica pronto?
Os testes adquiridos conseguem oferecer um diagnóstico a partir de uma gota de sangue em até 10 minutos.