Prefeitura de Barcelos inicia a "Operação Fogo Zero" no combate a incêndios

Prefeitura de Barcelos inicia a “Operação Fogo Zero” no combate a incêndios

Prefeitura Municipal de Barcelos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e em parceira com a Polícia Militar, deflagraram a Operação Fogo Zero, com o objetivo de combater as queimadas e coibir o risco de possíveis incêndios.

Na noite desta quinta feira (30/07), às 19h a Operação teve início, percorrendo todos os bairros da cidade. Na ocasião, foram constatadas e notificadas duas pessoas, que realizavam a queimada de materiais, sendo uma no Bairro da Paz e a outra no São Lázaro.

“Nossa missão, é manter o cidadão e o meio ambiente em segurança. Sabemos que as queimadas são muito prejudiciais à saúde pública, além de destruir o Meio Ambiente. Solicitamos à sociedade, que se comprometa e seja aliada nesse combate às queimadas, que tanto prejudicam nossa cidade.” Disse o Tenente Barbosa Neto.

Durante toda a semana, as ações estarão ocorrendo em horários diferenciados, coibindo os ilícitos ambientais e intensificando a fiscalização para tentar minimizar os efeitos que a fumaça pode causar a saúde das pessoas.

CONFIRA AS FOTOS:

Prefeitura de Barcelos avança no combate à Covid-19 com testagem em massa

A Prefeitura do Barcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das demais secretarias, vem desenvolvendo um contínuo trabalho de prevenção e cuidados no combate a disseminação da COVID-19 (novo coronavírus).  Sem medir esforços nem investimentos, para a testagem em massa a prefeitura de Barcelos adquiriu mais de 6 mil testes para esta Ação.

Nesse sentido a  Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 30 de junho a estratégia de testagem em massa no município, inicialmente nos funcionários de estabelecimentos com grande fluxo de atendimento ao público, como as agências bancárias, loteria, supermercados, nos agentes de segurança pública, limpeza pública e detentos, secretarias e departamentos públicos em geral.

Seguidos de todas pessoas que se enquadram no grupo de risco de todas as áreas do município, são eles: hipertensos, diabéticos, portadores de outras doenças crônicas, portadores de doenças mentais e de necessidades especiais, entre outros.

Comunidades rurais

A Secretaria de Saúde informa que, os testes já foram realizados em quase todas as Comunidades do Rio Negro, Rio Quiuni, Rio Aracá, Rio Padaurí, Rio Unini, Rio Caurés e outros, a meta é realizar o teste em todas, um dos serviços que foi levado aos ribeirinhos pelo UBS Fluvial Arnoldo Ferreira e Equipe Ribeirinha de Saúde, que se deslocaram  até os longínquas vilas do Rio Negro e seus diversos afluentes.

Objetivo

O resultado dessa ação subsidiará a tomada de decisão quanto às medidas restritivas que estão vigentes através de decreto no nosso município. Os dados epidemiológicos serão analisados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, com o objetivo de gerar dados concretos para que as próximas decisões tenham a garantia de que não será colocada em risco a saúde de toda a população.

CONFIRA AS FOTOS

Saúde Barcelos realiza Ação para atualização de cadernetas e cartões de vacinação

Semsa Barcelos realiza Ação para atualização de cadernetas e cartões de vacinação

A Prefeitura de Barcelos, por meio da Secretaria de Saúde e PNI Barcelos, iniciou uma ação para atualizar as cadernetas de vacinação dos cidadãos do município, uma atividade de imunização contra diversas doenças em crianças,  adolescentes, jovens, adultos e idosos, bem como a campanha da influência e do Sarampo para todas as faixas etárias priorizadas pela campanha.

Ação começou mês de junho no Bairro/comunidade do Mariuá e Marará e julho no Bairro do Santo Antônio e vai finalizar no mês de agosto na Comunidade de Piloto. Outro objetivo da Ação é de leva a vacinação aos que moram mas distante das UBSs, atualizando assim as cadernetas das crianças, jovens, adultos e idosos sem a necessidade de irem até as Unidade Básicas de Saúde – UBS.

A Secretaria de Saúde orienta, ainda, que os moradores procurem as unidades munidos das documentações de identificação, do cartão SUS, bem como, do cartão de vacinação nos seguintes locais, dias e horários:

✓UBS da Aparecida: Segunda e terça-feira – das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30.
✓UBS do São Francisco: Quarta, quinta e sexta-feira – das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30
✓UBS do São Sebastião: Segunda-feira a sexta-feira – 08h às 11h30 das 14h às 22h.

“É importante que os pais ou responsáveis, levem os seus filhos com a caderneta de vacinação em mãos. Já para os adultos, o cartão de vacina é necessário para que seja feita a verificação e, se necessário, a atualização das vacinas”, reiterou o Coordenador do PNI Barcelos, Enf. Rhodrigo Macedo.

Programa Brasil Sorridente

Programa Brasil Sorridente: Prefeitura de Barcelos entrega Próteses Dentarias

Foram entregues nos dias 18, 19 e 20 de julho, através do Programa “Brasil Sorridente”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barcelos, 201 PRÓTESES DENTÁRIAS feitas gratuitamente para pacientes atendidos nas Unidades de Saúde do Município. O programa realiza o serviço de prótese dentária total e prótese dentária parcial.

No mês fevereiro,  foi realizada a primeira ação do programa com etapa da moldagem e prova dos dentes. A entrega seria no mês de março porém devido a Pandemia para a segurança de todos  foi adiado.

“Foi emocionante ver os barcelenses saindo com um sorriso no rosto, com sua auto estima renovada” Disse a Odontóloga Chrisley Macêdo.

A Secretária de Saúde, Patrícia Leite, informou que seguindo a orientação do executivo municipal, foi dada continuidade ao programa, nos dias 21, 22 e 23 nas UBSs do município, foram realizadas uma nova etapa de moldagem e prova dos dentes. No dia 24 e 25 a equipe estará em Moura dando oportunidade aos nossos ribeirinhos viver deste benefício adquirido.

A Prefeitura Municipal de Barcelos por meio da Secretaria de Saúde e Equipe de Saúde Bucal em parceria com a política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, tem promovido e oferecido um excelente serviço ao município.

Os barcelenses atendidos pelo sistema público de saúde de Barcelos ganharam um novo motivo para sorrir mais.

Prefeitura divulga calendário Pagamento do mês de julho dos servidores

Prefeitura divulga calendário Pagamento do mês de julho dos servidores

A Prefeitura Municipal de Barcelos, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, divulgou o calendário  especial Covid-19, referente ao pagamento do mês de julho de 2020 de todo o funcionalismo público  municipal.

Historicamente, a Prefeitura costuma seguir o Calendário de Pagamento dos Servidores Municipais deste o primeiro ano da Gestão em 2017.  Devido a Pandemia do Coronavírus, adotou um sistema especial de pagamento para ressalvar a saúde dos servidores.

A Medida de segurança adotada pela Gestão Municipal, para evitar aglomeração no Banco. Essa precaução, foi uma determinação do Executivo Municipal para preservar a saúde da população, entre eles, os servidores públicos.
#prefeituradebarcelos #compromisso #PMBemAcao #BarcelosAM

Prefeitura inaugura Laboratório de Análises de água de Barcelos

A Prefeitura Municipal de Barcelos inaugurou nesta segunda-feira (20), o espaço para funcionamento do Laboratório Municipal de Controle da Qualidade de Água, que tem por objetivo analisar a água que é abastecida pelo SAAE, garantindo que a qualidade da água consumida pela população barcelense seja de boa qualidade.

A Prefeitura através da Secretária Municipal de Saúde, encaminhou o Dr. Frank Moraes e mais o técnico Jhimisson Gadelha  para Manaus, onde fizeram o treinamento e estão capacitados para o manuseio dos equipamentos, realizar coletas e fazer as análises físico-química e microbiológica com precisão.

A Secretária municipal de Saúde, explicou que a análise é importante para se ter certeza de que a água distribuída, principalmente aquela destinada ao consumo, é de confiança e se está isenta de microrganismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas.

“Através da análise que é feita em nosso laboratório vamos assegurar que a água que as pessoas estão consumindo seja de boa qualidade, seguindo ainda as recomendações do Ministério da Saúde”,  Disse o Dr. Frank Moraes.

PREFEITURA DE BARCELOS ANTECIPA PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO

PREFEITURA DE BARCELOS ANTECIPA PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO

Prefeitura de Barcelos adianta o pagamento nesta sexta-feira (10/07) do 13º salário para os servidores municipais. O adiantamento do pagamento da remuneração do funcionário foi feito a todos os servidores da municipalidade e faz parte da política de valorização dos servidores municipais.

“A antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores é uma forma de colaborar com esses profissionais a enfrentar este momento. Além disso, é uma maneira também de colocar mais dinheiro circulando no mercado e ajudar o município nesta retração que o Brasil está enfrentando. Desta forma, esta ação permite ajudar os servidores e a economia de uma forma mais geral”, pontuou o Prefeito de Barcelos.

Historicamente, a Prefeitura costuma seguir o Calendário de Pagamento dos Servidores Municipais deste o primeiro ano da Gestão em 2017. A antecipação só é possível porque a atual Administração tem empreendido esforços para manter o equilíbrio das contas do Município.

Barcelos terá internet via Cabo de Fibra Ótica

Barcelos terá internet via Cabo de Fibra Ótica

O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, anuncia que Barcelos será contemplada com internet via Cabo de Fibra Ótica ainda neste ano de 2020, o anuncio foi feito na tarde desta quarta-feira (24).

Em abril de 2017, fui convidado pelo amigo João Guilherme Moraes Silva para participar do Workshop do Programa Amazônia Conectada, no Comando Militar da Amazônia. Na ocasião, fui apresentado ao General Decilio Sales, gestor do programa, a quem visitei em Brasília para acompanhar de perto os desdobramentos desta importante iniciativa. O empreendimento visa levar internet de qualidade aos rincões do Brasil, retirando as comunidades do isolamento pela falta de comunicação e informação.

Graças à sensibilidade do Presidente Bolsonaro, do General Decilio e de toda equipe de implantação do programa, BARCELOS foi escolhida como a primeira cidade a ser contemplada com internet via cabo de fibra ótica, na retomada das ações do Amazônia Conectada.

A previsão para conclusão dos trabalhos é em agosto, portando, daqui a dois meses. Agradecemos a visita de cortesia dos oficiais do Exército Brasileiro, Dr. Gonzales e Dr. Ximenes, além de toda equipe que já esteve em Moura (que também será contemplada), e se encontra em Barcelos neste momento, finalizando o levantamento de dados. É nossa Mariuá saindo na frente, pelas mãos do Poder Público.” Comemorou o Prefeito.

Prefeitura de Barcelos freta UTI Aérea para remoção de pacientes para Manaus

Prefeitura de Barcelos freta UTI Aérea para remoção de pacientes para Manaus

A Prefeitura de Barcelos, viabilizou a remoção de pacientes acometidos de Covid-19, nos dias 13 e 21 de junho, que precisaram de cuidados especiais na Capital. As transferências foram feitas através da UTI Aérea fretada pela Prefeitura, aeronave com profissionais de saúde, com equipamentos e instrumentos com tecnologia de ponta disponibilizados a bordo, de acordo com os protocolos estabelecidos para transporte de pacientes.

O prefeito de Barcelos destacou que a gestão não mede os esforços para salvar vidas e trazer mais segurança à população. “Esse foi apenas um dos esforços que realizamos todos os dias para garantir uma saúde de qualidade para a população de Barcelos. A gestão trabalha incansavelmente para atender nosso povo querido da melhor maneira possível ”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, os o pacientes foram Regulados pelo HGB no Sistema de Transferência de Emergência Regulada – SISTER, garantindo-lhes o acesso ao atendimentos, complementar de assistência a saúde. Chegando em Manaus, outra equipe já estava esperando para fazer a transferência para a unidade de saúde de referência. Em Manaus, os pacientes estão sendo acompanhados e assistidos pela equipe de Núcleo de Apoio à Saúde de Barcelos.

#SaudeBarcelos #PrefeituraDeBarcelos #SalvandoVidas #CompromissoComASaude

SEMMA integra operação conjunta Verde Brasil, no combate a crimes ambientais em Barcelos

Em  ação conjunta do 3° Batalhão de Infantaria de Selva, Prefeitura Municipal de Barcelos por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, realizam a Operação Verde Brasil. O intuito da operação, visa a preservação da Amazônia, realizando um trabalho de conscientização nas comunidades quanto as queimadas e o desmatamento, além de intensificar o combate a extração clandestina de minérios.

A operação iniciou-se nesta segunda feira (22.06.20), operando nos perímetros rio acima até a fronteira com o município de Santa Isabel do Rio Negro, e permanece durante a semana em outras localidades.

PRESERVAR A AMAZÔNIA, UM DEVER DE TODOS 🇧🇷