VILA-DE-CARVOEIRO-EM-BARCELOS-REALIZA-A-FESTA-EM-HOMENAGEM-A-SANTO-ALBERTO

VILA DE CARVOEIRO EM BARCELOS REALIZA FESTEJO DE SANTO ALBERTO DE TRAPANI – 2017

A Festa de Santo Alberto de Trapani na Vila de Carvoeiro, município de Barcelos AM, é o maior acontecimento religioso-social do rio Negro. Santo Alberto é o padroeiro dos navegantes que viajam pelo rio Negro. A maioria, quando passa por Carvoeiro, para e faz uma oração aos pés do primeiro santo carmelita canonizado. A devoção a Santo Alberto foi introduzida pelos missionários carmelitas no século XVIII. O último carmelita a morar em Carvoeiro foi Frei José dos Santos Inocentes de 1832 a 1852.

A Festa vai do dia 28 de julho a 7 de agosto 2017. A Vila de Carvoeiro está numa pequena ilha. Moram ali pouco mais de 30 famílias. Há uma escola chamada Grupo Escolar Santo Alberto – construída em 1973, um Posto de Saúde com um agente de saúde, uma delegacia-cadeia, uma Usina Termelétrica movida a motor .
Para a festa vem pessoas de todas as partes do Rio Negro e do Rio Branco, Barcelos, Santa Isabel, Novo Airão e outros.
VÍDEO EM HOMENAGEM A SANTO ALBERTO

VILA DE CARVOEIRO EM BARCELOS REALIZA A FESTA EM HOMENAGEM A SANTO ALBERTO2Na mesma data a festa também realizada em Barcelos. Contam que a novena de Santo Alberto foi introduzida e mantida pelo Sr. Francisco Paiva. Ele era um “promesseiro” e organizava a novena na comunidade Marará, onde morava. Mudou-se para Barcelos e passou a organizar a novena e festa em sua casa no Bairro de Nazaré, onde tinha construído uma capelinha dedicada ao Santo Alberto. Ele tinha uma pequena imagem de uns 20 cm. Realmente é uma imagem de Santo Alberto com o hábito carmelita, com capa branca, lírio e livro. Ele morreu há alguns anos atrás, mas faz muitos anos que a novena foi transferida pelo pároco para a capela Nossa Senhora de Nazaré.

HISTÓRIA DE SANTO ALBERTO DE TRAPANI

Santo Alberto de Trapani - CarvoeiroSANTO ALBERTO nasceu em Trápani – Sicília (Sul da Itália), no Século XIII (a data do nascimento é incerta), filho de Bento Abade e Joana Palizi (depois de 26 anos de um casamento sem filhos), que prometeram de consagrá-lo ao Senhor. Seus superiores o mandaram para Messina, por uma invasão de piratas: por sua oração alguns navios carregados de mantimentos conseguiram passar milagrosamente entre os assaltantes e chegaram até a cidade. Alberto pregou a palavra de Deus em vários lugares da Sícilia e foi provincial dos Carmelitas daquela ilha em 1296.
Morreu em Messina, no dia 7 de agosto (provavelmente em 1307). Conta-se que para o fim da polêmica entre o clero e o povo sobre qual missa celebrar em tal ocasião, apareceram dois anjos e entoaram o cântico da missa dos confessores.
Alberto foi um dos primeiros santos carmelitas venerado pela sua ordem; da qual, mais tarde, foi considerado patrono e protetor.
Em 1457 o Papa Calixto III permitiu o seu culto, confirmado mais tarde por Sixto IV (bula de 31/06/1476).
Sua imagem é representada tipicamente com um crucifixo entre dois ramos de lírio na mão direita. Outras vezes é representado com Menino Jesus entre os braços, enquanto esmaga o demônio sob os pés.
Santo Alberto é invocado contra as tempestades, para a cura das doenças (especialmente da garganta), nas carestias para exorcizar os possessos e em outras aflições.

clip_image002
Gravura do século XV (Biblioteca Pública de Bamberg – Alemanha)
clip_image004
Afresco do Santuário do Carmo de San Felice del Benaco (Itália)

ÁUDIO EM HOMENAGEM A SANTO ALBERTO

Ouça pelo nosso player: 

Meu Santo Alberto/ sou a sua devoção/ meu mensageiro de fé/ me dê a benção. A nossa fé se espelha por todo canto/ como num encanto/seus milagres surgirão. (bis)

Santo Alberto abençoe essa gente/ Santo Alberto nos proteja/ Santo Alberto dê força aos doentes/ aos carentes ajude a lutar.

Meu Santo Alberto meu padroeiro/somos romeiros desse lugar/ somos aqui de Carvoeiro/ hoje nós vamos te homenagear.

MENSAGEIRO (SANTO ALBERTO)

(Jorginho do Peixe / Chico Antônio)

Meu Santo Alberto

És minha devoção

Meu mensageiro de fé

Me dê sua bênção

A nossa fé se espalha

Por todo canto

Como num encanto

Seus milagres surgirão

Santo Alberto…

Abençoe esta gente

Santo Alberto

Nos proteja

Dê força aos doentes

E aos carentes ajude a lutar

Meu Santo Alberto

Meu padroeiro

Somos romeiros deste lugar

Somos aqui de Carvoeiro

Hoje nós vamos te homenagear.

ORAÇÃO E NOVENA A SANTO ALBERTO

Ó glorioso Santo Alberto, que durante toda Vossa vida fostes um admirável exemplo de pureza e ardor apostólico, intercedei por nós junto a Deus para que nos livre de toda mancha do pecado, e o teu exemplo nos guie na oração e na prática do bem, para que mereçamos sermos dignos da glória do céu. E, necessitando de um Vosso especial auxílio, com grande confiança recorro a Vós, ó Santo Alberto, preciso não só de graças espirituais mas também da graça de…… (fazer o pedido). Vós que tivestes tanto amor a Jesus e à Virgem Maria e, vos compadecestes das necessidades humanas, alcançai-me de Deus junto com sua celeste Mãe a graça que vos peço a mais completa resignação à vontade de Deus.

Não percam esta grandiosa festa!