Barcelos participa ativamente do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas

Barcelos participa do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas e fortalece cultura local

Manaus, Amazonas – A Prefeitura Municipal de Barcelos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, marcou presença no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas, realizado nos dias 15 e 16 de abril de 2024. O evento, promovido pelo Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas (FESCAM), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reuniu gestores de todo o estado para debater temas relevantes para o fortalecimento da cultura no Amazonas.

Diálogo e fortalecimento das políticas públicas culturais

A Secretária Municipal de Cultura de Barcelos, Rosangela Melgueiro, que também é vice-presidente do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas, destacou a importância do encontro para o município. “O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas foi uma oportunidade valiosa para o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, além de permitirmos o debate sobre a execução das Leis de Fomento à Cultura no Amazonas, como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc”, ressaltou a secretária.

Temas em foco:

• Balanço da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC);
  • Execução das Leis de Fomento à Cultura no Amazonas;
  • Reunião do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas;
  • Patrimônio Cultural Brasileiro e o trabalho do IPHAN no Amazonas;
  • Gestão Cultural para o interior do estado;
  • Sistema Estadual e Sistemas Municipais de Cultura.

Gestão cultural com foco no interior do Amazonas

Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre a gestão cultural para o interior do Amazonas. A Secretária Rosangela Melgueiro enfatizou a necessidade de políticas públicas específicas para a região, que levem em consideração o Fator Amazônico. “Os municípios do interior do Amazonas possuem características únicas que precisam ser consideradas na formulação e implementação de políticas públicas culturais. O Fator Amazônico, por exemplo, deve ser respeitado e valorizado em todos os projetos culturais”, afirmou a secretária.

Resultados para Barcelos

A participação no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas foi considerada um sucesso pela Secretária Rosangela Melgueiro. “O evento foi extremamente enriquecedor e nos proporcionou a oportunidade de trocar experiências com outros gestores e buscar soluções para os desafios da gestão cultural em nosso município. Acreditamos que os resultados do encontro serão revertidos em benefícios para a comunidade de Barcelos”, concluiu a secretária.

CONFIRA AS FOTOS: